skip to main | skip to sidebar

Filipe Dias

Veremos o que isto pode dar...


Arquivo do blogue

  • ►  2018 (1)
    • ►  outubro (1)
  • ►  2016 (1)
    • ►  julho (1)
  • ►  2014 (2)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  março (1)
  • ►  2011 (4)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (2)
    • ►  agosto (1)
  • ►  2010 (1)
    • ►  julho (1)
  • ►  2009 (5)
    • ►  dezembro (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  julho (1)
  • ▼  2008 (11)
    • ►  outubro (2)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ▼  janeiro (4)
      • Sandrine...
      • Perdido
      • Lei do Tabaco
      • Sistema de Saúde - De mal a pior
  • ►  2007 (5)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (4)

Acerca de mim

Ver o meu perfil completo

Obrigado pela visita...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Lei do Tabaco

Foi com agrado que hoje me sentei para almoçar. Podia ser um gesto puramente normal, não fosse o facto de estar sentado num centro comercial e estar a almoçar sem levar com o fumo de tabaco, nem com o simples cheiro. De facto foi muito agradável, consegui almoçar descansado, sem ter que me desviar de fumos, ou mudar de lugar, e consegui saborear a comida sem estar inalterada pelo cheiro do tabaco. Foi também com agrado que, depois de almoçar, dei uma volta pelo centro e pude verificar que os outrora cinzeiros pequenos tinham desaparecido e os maiores estavam enfeitados com flores.

Concordo totalmente com esta nova lei. Eu sou não-fumador, e muitas vezes sentia-me incomodado nas hora de almoço, ou simplesmente quando ia beber café e tinha que levar com o fumo e cheiro dos cigarros de alguns colegas meus. Não só é incómodo como também deixa um cheiro desagradável na roupa, e no meu ponto de vista a comida ou o café não é saboreado no seu estado natural.
Além disso, imagino que seja mais saudável. Todos nós já ouvimos ou lemos que os fumadores passivos são tão afectados como os activos. Agora, se num café ou restaurante não houver vestígios de fumo certamente que será mais saudável para todos.

Vantagens desta lei, a meu ver. Primeiro, são os aspectos que já referi, como os não-fumadores não terem que levar com o fumo e cheiro, poderem tomar as suas refeições descansados, e até estarem naturalmente em algum espaço.
Segundo, creio que será bastante mais saudável e o ambiente agradece. Se num espaço fechado não se fumar é claro que o ar fica mais puro, mais oxigenado, mais salutar. Além disso, e com a proibição vai haver muito menos libertação de fumos para o ar e assim menos prejuízos para o ambiente.
Depois temos a vantagem de, e acredito que isto vá acontecer, passar a haver menos fumadores ou mais controlados. Vejamos, e tomando como exemplo um escritório, uma pessoa podia estar todo o dia no escritório e fumar à vontade. Agora, com a nova lei, a pessoa vai ter que estar igualmente todo o dia no escritório mas não vai fumar. Isto vai contribuir substancialmente para o seu bem estar. É certo que pode sempre sair por uns minutos para fumar o seu cigarro, mas digam-me, quem é o patrão que deixa um empregado seu sair de 15'' em 15'' ou 30'' em 30 '' para fumar, demorando-se de cada vez uns 5''? Não ia baixar a produtividade? Não ia prejudicar o negócio do escritório? Eu penso que sim.
Outra vantagem, penso que os estabelecimentos podem ganhar novos clientes. Digo isto porque certas pessoas não iam a alguns lugares porque não gostavam do ambiente com fumo ou cheiros, e agora que já não há esse problema é provável que passem a ir.

Mas também há desvantagens, claro. Começa pelo cenário que já se vai vendo em muitos lados, grupos de pessoas às portas dos edifícios ou cafés e restaurantes, etc, fumando o seu cigarro. Quando a mim isto é uma imagem nada bonita.
Depois também temos que ver que quem quer ter o seu estabelecimentos apto a fumadores vai ter que gastar alguns milhares de euros a equipá-lo. Isto não seria grande problema, se não fosse o facto de ainda não ter sido escolhido um modelo de aparelho homologado, e quem estiver a pôr agora aparelhos pode ter que os retirar e pôr outros se quiser estar de acordo com a lei.
Outro aspecto, é só impressão minha ou o Estado está a aproveitar bastante bem esta lei? Ou não fossem as receitas das multas para os seus cofres. Que eu saiba o dinheiro das multas não vai para ajudar na luta contra o tabagismo, ou para instituições de recuperação. Vai é ajudar a comprar a frota de carros topo de gama para o ano de 2008. Como se diz, ano novo, regalias novas.
Outra desvantagem, e esta acho que é muito dependente das pessoas. Acho que pode vir a haver problemas em alguns locais, porque certo cliente habitual insiste em acender o cigarro ou não o quer apagar mesmo sendo advertido. Isto pode gerar discussões, perda de clientes habituais, e mau estar para outros clientes nesses momentos.
Vendo bem, estas desvantagens são praticamente todas a nível material e visuais, enquanto que as vantagens beneficiam a saúde e bem-estar.

Defendo esta lei, e espero que seja cumprida por todos. Podemos criar um ambiente melhor...

Publicada por Unknown à(s) 22:27

8 comentários:

Anónimo disse...

sou contra-..............

4 de janeiro de 2008 às 12:20
Unknown disse...

Respeito todas as opiniões, mas gostava que tivessem fundamento...

4 de janeiro de 2008 às 13:21
Anónimo disse...

estou completamente de acordo com o sr. filipe dias...

Espero que a lei nao mude...

5 de janeiro de 2008 às 22:04
Anónimo disse...

Boa tarde… não resisti e vou comentar…..

Nunca com agradado, poderei aceitar uma lei que vai contra a liberdade de cada um.
Nunca com agrado poderei, compreender que se disfarce a criação de uma lei com a preocupação da saúde comum.
É ridículo…..E entristece-me mais ainda, existirem jovens como tu a escreverem certas coisas…..
Em primeiro lugar, não creio que alguém fumador ou não fumador goste de sentir a sua refeição ladeada de fumo de um qualquer cigarro, cigarrilha ou cachimbo… Assim sendo fumar num restaurante será uma questão de Educação e o Bom Senso Individual, não cabendo nunca ao Estado esse papel.
Assim, como o Estado não consegue ser ele mesmo cívico, não conseguirá impor o civismo e a moralidade á sua população.
Porque é isso que falta, nada mais… e em várias situações … por exemplo na estrada, nos hospitais ect…
E o que se esta a passar é isso mesmo, protegem-se os não fumadores, em detrimento dos fumadores, não me parece justo, até mesmo descriminatório!
Porque a liberdade de cada um termina, quando interfere com a do outro…
E ai o estado, não podendo fazer nada mais este…
Impõe…
Legisla….
Ordena…
Cria leis…e como tu mesmo dizes, para fazer crescer os seus já churrudos cofres.
Pois se o Estado realmente, estivesse preocupado contigo, criaria sim leis em que protegessem não só a ti, a mim, o Ambiente, os Animais e por ai a fora.
- Proibição de Emissão de fumos dos tubos de escape…
- Proibição de Desodorizantes ect, para não acabar com a Camada de Ozono, bem como a eliminação de alguns electrodomésticos do mercado.
- Encerramento e bancarrota para empresas responsáveis de descargas nos nossos rios..
- Ect… e estaríamos aqui o dia todo…

Mas ambos sabemos, que infelizmente ainda é tudo Utópico! Mas era assim que o estado procederia se se preocupasse comigo e contigo.

Falas no aumento da produtividade nas empresas, se os fumadores não poderem fumar…, mas digo-te desde já que isso é um engano e que felizmente em Portugal temos gestores que discordam contigo, a bem da produtividade nacional.
O aumento ou não da produtividade, não depende do tempo em que o trabalhador esta no seu local de trabalho, mas sim como ele usa esse mesmo tempo. Aumento da produtividade, existe quando um empregado esta calmo o suficiente para pensar e assim produzir, e se para isso tiver que ir fumar um cigarro fora da empresa a cada meia hora que assim seja.
E como vai ser agora se certos sítios, como dizes passarem a ser exclusivamente de não fumadores?
Estas a prejudicarem certos grupos em detrimento de outros, o que também não é correcto!
Não concordo com esta lei, basicamente porque mexe com a individualidade de cada um, e isso o Estado, não pode impor.
E apesar de não aceitar o que escreves, defendo o teu direito de o fazeres ainda que de ti discorde.
E fumar é a mesma coisa…
Como irás reagir, quando o Estado te Criar uma lei a dizer que a partir de X data, não se pode comer mais carne, porque temos de preservar os animais, e passas a ser vegetariano, porque é saudável?
Como irás reagir, quando o Estado te obrigar, a fazer 2 horas e meia de jogging por dia, por que é saudável.?

Como vais reagir a isso?

8 de janeiro de 2008 às 17:38
Unknown disse...

Sandra, por certo não consigo responder a todas as questoes , algumas retóricas , que aqui colocas, mas tentando responder a algumas.
Concordo que nenhum fumador goste de ver a sua comida ladeada com fumo, seja de qual for, mas é isso mesmo que vai acontecer se não se impuser a proibição de fumar em locais como restaurantes ou sítios de alimentação. Dizes e muito bem que não há civismo, e nisso também concordo plenamente. É certo e sabido que um fumador não vai acender um cigarro enquanto está a comer, mas quase de certeza que o fará a seguir. Isto não vai mandar fumo para as outras pessoas que estiverem em redor, fumadores ou não? Penso que sim...
Fala-se de liberdade e descriminação... Só se ouve por todo o lado que esta lei é descriminatória para os fumadores. Pois bem, até esta lei ser implementada, quem é que era descriminado? Quem é que via a sua liberdade atingida assim que perto de si alguém acendia um cigarro? Pois, era o não-fumador. Não éramos até aqui nós os descriminados? Ninguém pensa nisso, porque grande maioria das pessoas actualmente é fumadora, e como tu dizes, não havendo civismo também não havia respeito e preocupação pelo não-fumador que quer estar descansado no restaurante ou café sem levar com fumos... Nunca senti que algum desconhecido evitasse acender o cigarro por ver que eu não fumava. Essa minha liberdade não foi violada? E fala-se em descriminação...

Em relação à produtividade, também concordo contigo que um trabalhador é mais produtivo se estiver calmo e tranquilo. É como dizem, não importa a quantidade mas sim a qualidade. E lá está, se tiver que ir fumar de meia em meia hora que vá, desde que o patrão perceba que será mais produtivo assim. O que eu disse é q nestes casos esta lei pode ajudar um fumador a reduzir o seu consumo de tabaco, porque agora parece e pode causar stress, mas com o tempo vai habituar-se e até controlar-se mais.

Continuo a defender esta lei...

8 de janeiro de 2008 às 18:23
Anónimo disse...

A minha opinião é muito simples e directa:
- Sou não-fumadora, já consegui levar alguns amigos a deixarem de fumar...
- Concordo com a lei e com a opinião(bem fundamentada) do Filipe
- Lamento, no entanto, que a lei ao sair nao tenha sido para todos...pois já frequentei cafés onde está a sinalizaçao de proibiçao de fumar e como não há preocupaçao por parte dos proprietarios em chamar a atençao dos clientes... estes continuam a ignorar a sinalizaçao...

- Lamento que só tenha saído agora...! Os maleficios do tabaco já nao sao novidade para ninguem...cada um manda na sua saúde, a esse respeito... Agora, defendo que as pessoas que não fumam, e que estão por isso a preservar a própria saúde tenham que fumar passivamente o fumo dos outros....acho uma completa falta de respeito e civismo...
E se o proprio fumador nao tem noção disso, concordo que seja o Estado a actuar nesse sentido...pelo menos que faça algo em prol do bem das pessoas....o que nem sempre se verifica!!

Resumindo: Defendo a proibição de fumar e todo e qualquer local...e defendo a liberdade de escolha de cada um...se quer fumar que fume...mas sem incomodar quem optou por nao o fazer...!!

14 de janeiro de 2008 às 00:03
Anónimo disse...

francamento lamentavel! sou nao fumadora e nao concordo com nada disso! sou responsavel da Qualidade e sei perfeitamente com produtividade nao tem nada a ver com tempo! nunca me senti descriminada! os encomodados que se retire. é o que eu fazia nao estava bem mudava. fogo se querem fumar deixem fumar. essa lei é eticamente incorrecta.
a nossa liberdade acabe onde comença a liberdade de outro SER VIVO.

11 de março de 2010 às 12:07
Cherry Blossom Girl disse...

Apesar de fumadora concordo com esta lei, não acho que acabe com a liberdade de um fumador pois acho mais condenável os não fumadores terem de levar com um fumo que não lhes pertence e saiam tão, às vezes até mais, perjudicados que o próprio fumador.
A liberdade de uns acaba onde começa a liberdade de outros. Nada mais certo.

12 de outubro de 2010 às 21:33

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)
 
SEO
SEO